
CONSULTA DE
Terapia Somática para Trauma Emocional
Terapia Corporal onde é facilitada uma conexão da pessoa com o seu sistema nervoso autónomo, com intuito de resolver memórias físicas oriundas de trauma emocional. Nas sessões de SE, damos oportunidade ao corpo de contar a história, sem interferência dos pensamentos. Dando espaço para que as emoções surjam em segurança e oportunidade a que aconteçam respostas físicas e motoras ligadas a processos traumáticos permitindo a auto-regulação do sistema nervoso.
Todas as pessoas ao longo da vida passam por situação traumáticas, embora nem todas sejam cognitivamente percecionadas como tal. A resposta que o nosso sistema reptiliano, estrutura do cérebro, dá aquando uma situação que ele considere perigosa, fica registado no corpo. A Experiência Somática (SE™) visa resolver os sintomas físicos de stress, choque e trauma que se acumulam no corpo.
O QUE É A EXPERIÊNCIA SOMÁTICA?

É um modelo terapêutico orientado para o corpo aplicado em várias profissões e ambientes profissionais – psicoterapia, medicina e fisioterapia – para curar traumas e outros distúrbios. É baseado em uma interseção multidisciplinar de fisiologia, psicologia, etologia, biologia, neurociência, práticas de cura indígenas e biofísica médica e tem sido aplicado clinicamente por mais de quatro décadas. É o trabalho da vida do Dr. Peter A. Levine, há mais de 40 anos.

COMO FUNCIONA?
A abordagem da Experiência Somática facilita a conclusão de respostas motoras de autoproteção e a libertação de energia de sobrevivência presa no corpo, abordando assim a causa raiz dos sintomas de trauma. Dá oportunidade a que o ciclo de luta, fuga ou congelamento se conclua de forma a que a memória registada no corpo ganhe outra perceção e se liberte fisicamente.
QUAL A RELAÇÃO DO TRAUMA COM O CORPO?
Numa situação vivida que tenha sido altamente impactante a nossa reação depende de variadíssimos fatores. A emoção sentida no momento do trauma fica armazenada fisicamente sem que muitas vezes tenhamos “capacidade” para a suportar. Quando isso acontece, é importante perceber em que local o meu corpo armazena esse choque e essa dor. Que estruturas do corpo ficaram em tensão e/ou bloqueio? Como é que o meu corpo reage em situações de perigo? Que dores surgem em situações que são desconfortáveis vivenciá-las? O corpo é memória e todo o corpo conta uma história. O SE ajuda a dar contexto, amparo e libertação às memórias menos boas, através do corpo físico.